sábado, 7 de março de 2009

Prémio "Suor"

Exercício físico melhora saúde mental

"Existem estudos que demonstram que por cada euro investido na prática de actividade física se poupa em média três euros na conta da farmácia", indica o responsável de um ginásio em S. Miguel. O negócio dos ginásios nos Açores está em expansão. A afirmação é do Hugo Farinha. O responsável afirma que existe procura de ginásios, mas considera também que continua a ser necessário educar as pessoas para os hábitos de vida saudáveis que, por vezes, estão ainda pouco presentes.
De acordo com Hugo Farinha, o hábito da prática de actividade física é algo que não poderá ser forçado, mas antes educado ao longo da vida, nomeadamente em idades mais jovens, já que existem estudos que indicam que os jovens activos tendem a manter a actividade ao longo da vida. (...)
De um modo geral, Hugo Farinha considera que os açorianos já estão despertos para os benefícios da actividade física. Todavia, refere ser necessário efectuar frequentemente acções de sensibilização para explicar a importância do desporto e as vantagens em termos de saúde física e mental. De facto, existem estudos que demonstram que, por cada euro investido na prática de actividade física poupa-se em média três euros na conta da farmácia.

Ginásios ajudam a melhorar saúde mental

De acordo com múltiplos estudos, realizados por todo o Mundo, a frequência de um ginásio ou de qualquer tipo de actividade física tem inúmeras vantagens, desde a redução do risco de contrair doenças crónicas como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. De igual modo, diminui-se também a tensão arterial e o colesterol, existe a redução do risco de desenvolvimento de vários tipos de cancro, preserva-se a capacidade funcional dos ossos, músculos e articulações, previne-se a osteoporose, permite-se controlar o peso sendo, a lista é infindável. Para além das vantagens físicas, há também a melhoria da saúde mental, do bem-estar psicológico, dos estados de ansiedade e depressão, entre tantos outros.

TIAGO MATIAS
tasmatias@hotmail.com

Sem comentários: