quarta-feira, 4 de março de 2009

Prémio "Volta Domingos Cunha, estás perdoado!" (O lugar do Miguel Correia e da Sofia Duarte é no Centro de Saúde de Ponta Delgada?)

Saúde nos Açores é uma “calamidade”
05 Março 2009 [Regional]

O Líder Parlamentar do CDS-PP Açores, Artur Lima, afirmou ontem que a saúde nos Açores é “uma calamidade pública”, porquanto os doentes “são tratados sem o mínimo de respeito e dignidade”, sendo “o sofrimento e a angústia de tal ordem que os doentes preferem, enquanto podem, padecer com a doença a serem tratados”.
Em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, o parlamentar centrista considerou que “o acesso aos cuidados de saúde é cada vez mais difícil e penoso para os Açorianos e, em muitos casos, torna-se num verdadeiro calvário”.
“Existem doentes há dois e três anos à espera de uma consulta de especialidade e outros que lhe vêem ser negados os mais elementares cuidados de saúde e quando acedem a estes são tratados sem o mínimo respeito e dignidade”, denunciou Lima. (...)
Mas, acrescenta, “quando o padecimento se torna insuportável e recorrem ao Hospital, porque não têm mais para onde ir, são tratados com indiferença e com uma desumanidade atroz. São tratados, como diz o nosso povo, abaixo de cão”.
Nesta situação, segundo o líder parlamentar popular, encontram-se vários idosos “em situação de dependência extrema, alguns praticamente na fase terminal da sua vida e que ficam em casa abandonados pelo sistema, perante o desespero e impotência da família”. (...) É fundamental que os governantes se “deixem de propaganda” e de “anunciar que investem milhões em informatização”, esquecendo que “há gente nos Açores, todos os dias, a morrer à míngua. Esta é a realidade”.
Aliás, Artur Lima vai mais longe e interroga-se: “Será que estamos perante um novo tipo de eutanásia (...) a eutanásia com sofrimento?

A ordem é para poupar

O dirigente centrista deu vários testemunhos de doentes e/ou familiares que alegam ter sido mal tratados no Hospital da Ilha Terceira: “Pode levá-la para casa porque vai morrer nas próximas 48 horas”… (...) “são testemunhos de familiares desesperados que foram corridos do Hospital de Angra quando procuravam apenas ajuda para os seus idosos gravemente doentes”. (...) O CDS-PP está indignado e responsabiliza directamente o Secretário da Saúde por esta política economicista que preza os números e despreza as pessoas. O senhor Secretário não pode armar-se em vítima e passar a vida em acções de propaganda, fazendo de conta que não sabe de nada e a assobiar alegremente para o lado, enquanto as verdadeiras vítimas, os doentes, são desprezados e mal tratados pelo sistema”. Artur Lima acrescenta que “o senhor Secretário da Saúde é ética, moral e legalmente responsável e, por isso, exigimos medidas imediatas para acabar com este tipo de situações atentatórias dos mais elementares direitos dos doentes”. (...)

Sem comentários: