domingo, 22 de março de 2009

Prémio "Está na hora, está na hora, da Sofia Duarte ir embora! (Com o Miguel Correia, claro)" (AGORA MAIS ALTO... Está na hora...)

Ex-directora clínica do HDES critica falta de médicos na Região
Regional | 2009-03-21 23:20

A antiga directora clínica do Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, criticou a falta de médicos na Região, sobretudo no que se refere às vagas de Internato.
As declarações foram proferidas à Rádio Açores TSF, onde foram analisadas as principais notícias escolhidas por Isabel Cássio, durante a última semana. A antiga directora clínica do HDES entende "que é preciso definir políticas atractivas para que os médicos fiquem nos Açores".Segundo a opinião de Isabel Cássio, "a melhor maneira" de fixar os médicos na Região é valorizar a formação na especialidade. "Se os médicos fizerem cá a sua especialização ficam, desde o início, com uma ligação com os hospitais da Região, para compreenderem que é bom trabalhar nos Açores", frisou. O aumento do número de médicos não passa apenas pelo dinheiro, sendo necessário "criar condições atractivas de trabalho, com progressão dentro da sua actividade profissional".
O secretário açoriano da Saúde, Miguel Correia, "sensibilizou" a ministra Ana Jorge para a falta de médicos nos Açores, uma carência a que o Governo da República promete estar "atento". "Sabemos que existe também no território nacional falta de médicos, mas nos Açores esta carência é mais grave. Para este facto a senhora ministra ficou sensibilizada", afirmou Miguel Correia, identificando as áreas de Medicina Geral e Familiar como as mais carenciadas. Após a reunião, em Lisboa, o secretário Miguel Correia disse que Ana Jorge prometeu que estaria "atenta" aos pedidos de mobilidade dos médicos e ao preenchimento de vagas de internato dos clínicos que queiram tirar a especialidade nos hospitais açorianos. Segundo o governante açoriano, a falta de um médico de família num Centro de Saúde de uma ilha sem hospital pode constituir um problema acrescido no acesso à saúde.

Luís Pedro Silva/Lusa

Sem comentários: