domingo, 8 de março de 2009

Prémio "Administrador do ano... De facto, o poder embriaga" (Para não desperdiçar o stock de micro, toma lá umas radiações que é para aqueceres)

Responsável de um Centro de Saúde da Região assume o inacreditável.
ONDE ANDA A OPOSIÇÃO, QUE PERANTE ISTO NADA DIZ?

Edição de domingo, 08 de Março de 2009
Edição impressa - Açoriano Oriental

Micro-radiografias vão acabar em Ponta Delgada

O Centro de Saúde de Ponta Delgada vai deixar de fazer micro-radiografias. A data não está definida mas “será em breve” pois “o material radiográfico necessário já não se fabrica e o que existe é residual”, avançou ao AO o presidente do conselho de administração desta unidade de saúde, Fontes e Sousa.
As micro-radiografias são exames radiológicos ao tórax, em formato reduzido.
Usavam-se, especialmente, para o rastreio da tuberculose, mas caíram em desuso por “não terem boa definição para verificar a existência de doença pulmonar”, segundo fonte médica.(...) Nos Açores, o Serviço de Tratamento de Doenças Respiratórias (STDR), pertencente ao Centro de Saúde de Ponta Delgada, continua a fazer este tipo de exame, que também já foi praticamente abandonado no continente português.
E, em Ponta Delgada faz-se porque a direcção do Centro de Saúde “decidiu aproveitar as micro ainda existentes em stock”, segundo Fontes e Sousa.
(...) O equipamento não é novo mas “está em condições de continuar a funcionar”, garante Fontes e Sousa. (...) A única vantagem sobre o RX é de natureza financeira porque é um exame mais barato e, por isso, as empresas preferem recorrer a ele.(...) Mesmo para a monitorização das doenças do aparelho respiratório a micro tem “pouca ou nenhuma utilidade”. (...) O cancro broncopulmonar, a doença pulmonar obstrutiva crónica, a asma ou a síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS) só para citar alguns exemplos, não são diagnosticáveis através da realização de uma micro-radiografia. Quando há queixas, a observação médica é a principal opção. Seguindo-se depois um conjunto de exames de diagnóstico específicos e mais modernos.||

crodeia@acorianooriental.pt

Carmo ROdeia

Sem comentários: