domingo, 1 de março de 2009

Prémio "Eh, corisco! Só de pensar que o Vital só descobriu que o comunismo soviético não "dava" quando caiu o Muro, e agora vai ganhar rios de $$$..."

Tensão arterial e reumatismo lideram doenças crónicas nos Açores
Os açorianos revelam-se assim mais vulneráveis às doenças coronárias e reumatóides, de acordo com dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística.


São cerca de 40 mil os açorianos que têm, ou já tiveram, tensão arterial alta. Em termos de reumatismo, os números oficiais apontam para os 32 mil. A informação é relativa ao Inquérito Nacional de Saúde, conduzido pelo anuário do Instituto Nacional de Estatística (INE), reportando dados de 2008.
Segundo aquela publicação, entre as principais doenças crónicas registadas na Região, figuram também, a diabetes, a osteoporose e a depressão, com cerca de 13 mil doentes cada. O inquérito apurou, de igual forma, que 24 mil açorianos padecem ou padeceram de dor crónica e 14 mil de asma.
Ainda assim, o mesmo documento revela, que existem nos Açores cerca de 47 mil fumadores, 14 mil dos quais, com consumos diários acima dos 21 cigarros.
Na população analisada no inquérito (210 mil residentes, com mais de 10 anos), foi apurado que 131 mil pessoas nunca fumaram e, que cerca de 29 mil são ex-fumadores.


JornalDiario

2009-02-27 13:30:00

Sem comentários: