sábado, 7 de março de 2009

Prémio "Nada como Chaleira, para ferver em pouca água!" (Quem viu a Directora-Regional da Saúde? Tuberculose na Terceira, sarna no Pico, chatos...)

Surto de sarna fecha escola no Pico
Um surto de sarna manifestou-se em dezenas de crianças da Escola Cardeal Costa Nunes, no Pico, obrigando a escola a fechar portas para desinfestação, o que ainda irá demorar alguns dias.

O delegado de saúde do Pico explicou em declarações à Lusa, que a doença é “habitual” nos Açores e tem surgido todos os anos no Pico, devido ao clima que é propício à sua propagação.
A sarna é uma doença de pele contagiosa, provocada pela presença de um ácaro, sendo por isso aconselhável que todo o agregado familiar faça o devido tratamento, porque “esta doença atinge todas as idades, em especial crianças e idosos”.
O medicamento para o tratamento da doença esgotou na ilha nos últimos dias, mas o delegado de saúde anunciou hoje que o stock já foi restabelecido.
O delegado de saúde afirma que, apesar de ter sido distribuída a necessária informação sobre a doença e respectivos tratamentos, “é importante salientar que as causas do aparecimento da sarna não estão relacionada com a falta de higiene e todas as pessoas correm o risco de serem contagiadas se estiverem em contacto com alguém infectado”.
No entanto, o responsável sublinha que “não há riscos graves” para a saúde de cada um, apelando aos pais de menores de dois anos, que procurem o seu médico de família, porque o medicamento que tem sido solicitado para o tratamento da sarna “não é aconselhável nessa idade”.
A propagação da doença entre os alunos obrigou a suspensão de algumas turmas, sendo feita nos próximos dias uma desinfestação a toda a estrutura escolar, que encerra amanhã.
JornalDiario

2009-03-05 11:30:00

Sem comentários: