quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Prémio "Processo de averiguações" (..."Pela voz do som tremendo, Das tubas clamor sem fim")

NA BÁSICA DOS BISCOITOS - Mais um caso de tuberculose em escola da Terceira
Publicado na Sábado, dia 14 de Fevereiro de 2009, em Actualidade

mais um caso de tuberculose conhecido na comunidade escolar da ilha Terceira. Uma professora da Escola Básica Integrada dos Biscoitos está internada no hospital de Angra do Heroísmo há seis semanas com a doença.
Segundo conselho executivo, a escola nunca foi informada oficialmente do problema e não foram realizados rastreios aos alunos que, eventualmente, tiveram aulas com a referida professora.
Este caso, segundo fontes médicas, é menos grave do que foi detectado recentemente na Praia da Vitória, contudo as medidas preventivas deveriam ter sido accionadas.

A tuberculose é uma doença de notificação obrigatória e ninguém consegue perceber “o que falhou” neste caso e porque razão a Delegação de Saúde da Praia da Vitória não tenha actuou de acordo com os procedimentos definidos na legislação.
A Secretaria Regional dos Assuntos Sociais ontem, ao final da tarde, levantou mesmo um processo de averiguações para detectar eventuais erros de comunicação no caso dos Biscoitos. No fundo pretende-se apurar se foram cumpridos “os requisitos estipulados na legislação para casos desta natureza”, revelou fonte ligada ao processo.(...)

Esta semana já foram conhecidos dois casos de tuberculose na comunidade escolar terceirense. Contudo, as autoridades de saúde continuam a dizer que não existe motivos para alarme. Apesar do número de casos estar a aumentar no país, a região mantém a média dos últimos anos. “Entre 2004 e 2008 foram detectados 31 casos de tuberculose nas ilhas”, revelou fonte da secretaria da saúde.

O outro caso de tuberculose, noticiado pelo nosso jornal esta semana, foi detectado na Escola Secundária Vitorino Nemésio e levou a Delegação de Saúde da Praia da Vitória a realizar um rastreio a mais de 30 alunos e a duas equipas de futebol. A acção provocou o pânico junto da comunidade escolar e o protesto de alguns encarregados de educação, que exigem mais informação pública sobre o assunto. (...)

1 comentário:

Anónimo disse...

Hino da Mocidade Portuguesa

Lá vamos cantando e rindo
Levados levados sim
Pela voz do som tremendo
Das tubas clamor sem fim

Lá vamos que o sonho é lindo
Torres e torres erguendo
Clarões, clareiras abrindo
Alva de luz imortal
Que roxas névoas despedaçam
Doiram os céus de Portugal

Querer querer e lá vamos
Tronco em flor estende os ramos
À mocidade que passa

Cale-se a voz que turbada
já de si mesmo, se espanta.
Cesse dos ventos, a infâmia
ante a clara madrugada,
em nossas almas nascida.

E por ti, ó Lusitânia,
corpo de Amor, Terra Santa.
Pátria, serás celebrada
e por nós, serás erguida.
Erguida ao alto da Vida.

Lá vamos, cantando e rindo