quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Prémio "São novos..."

DIA MUNDIAL DO CANCRO – 4 DE FEVEREIRO
Rui César Teves Carreiro*

(...) Em Portugal, segundo dados da Direcção-Geral da Saúde, morreram 22 724 portugueses em 2005 vítimas de cancro, afirmando-se como a segunda causa de morte.
O relevo que o cancro assume, na saúde das populações, tornou essencial a implementação de uma instituição de combate ao cancro na Região. Desta forma, surgiu em 1979 a primeira destas instituições (...). Relativamente aos registos de cancro, houve necessidade de criar uma entidade – parte integrante do Centro de Oncologia – que assegurasse o levantamento dos casos de cancro na Região, surgindo assim o Registo Oncológico Regional dos Açores. Apesar de ter sido criado oficialmente em 1993, só recentemente é que se estabeleceram as condições ao seu pleno funcionamento, que já resultou numa primeira publicação, em finais de 2008, dos dados de incidência do cancro no arquipélago entre 2000 e 2002. Segundo o Registo Oncológico Regional dos Açores, registaram-se 2830 novos casos de cancro no arquipélago entre 2000 e 2002 (...).

*Aluno do 6.º Ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Este artigo foi escrito a pedido do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro por ocasião do Dia Mundial do Cancro – 4 de Fevereiro.

Sem comentários: