quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Prémio "Obviamente demito-o!"

Intervenção do secretário regional da Saúde nos debates do Programa do X Governo dos Açores - Horta , 10 de Dezembro de 2008

Extractos da intervenção do secretário regional da Saúde, Miguel Correia, nos debates do Programa do X Governo dos Açores:

“(...) Quero também dizer, na primeira oportunidade que tenho de subir a esta tribuna, que como açoriano que sou é com muito orgulho que desempenho estas funções.
O X Governo Regional dos Açores apresenta um vasto e significativo Programa que, na área da Saúde, plasma um extenso conjunto de medidas e objectivos que procurarei expressar com objectividade. A finalidade do presente programa, e porque trabalhamos para as pessoas, é o da melhoria de três facetas do cidadão: O Cidadão enquanto utente do Serviço Regional de Saúde; o Cidadão enquanto Profissional de Saúde e o Cidadão enquanto Contribuinte:

Daí os nossos princípios:
A Promoção e a Prevenção;
A Universalidade e a Acessibilidade;
A Eficiência e a Racionalização;
A Parceria e a Articulação;
A Melhoria e a Renovação;
A Qualidade e a Qualificação.

(...)É com este objectivo que pretendemos criar o Provedor do Utente da Saúde e a Inspecção Regional da Saúde. O Provedor do Utente da Saúde será um órgão específico na área da saúde para centralizar todas as reclamações e sugestões dos cidadãos no acesso aos cuidados prestados pelas diversas entidades que compõem o Serviço Regional de Saúde. Será quem informará o cidadão do estado da sua reclamação e dos fins e acções a que a mesma deu lugar.(...)
Esperamos assim continuar a melhorar o nível e a cobertura assistencial à nossa população, designadamente na Medicina Geral e Familiar nos concelhos onde se localizam os nossos hospitais, mas também a médio prazo renovar os quadros médicos.
Pretendemos continuar a política de deslocação de especialistas, medida pioneira a nível nacional, que trouxe um inequívoco benefício para as populações das Ilhas sem hospital. (...)
Quanto à Prevenção da Saúde o Plano Regional da Saúde 2009-2012 assume principal destaque, plano esse direccionado para obter ganhos em saúde, aumentando o nível de saúde nas diferentes fases da vida dos açorianos e reduzindo-lhes o peso da doença, em áreas como:
Morrem em média 2.500 açorianos por ano. Desses 2.500, cerca de 1.100 vítimas de doenças circulatórias, cerca de 500 morrem de cancro e 150 vítimas da diabetes.
No combate a estas três causas de morte a promoção de estilos de vida saudáveis e a prevenção da saúde assumem papéis fulcrais na sociedade açoriana.

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto é inacreditável!!! O homem não sabe o que diz!!!

Há que denunciar estes senhores que têm dado tantos golpes nos enfermeiros da nossa região!!!