sexta-feira, 3 de abril de 2009

Prémio "Estaremos cá para ver..."

Intervenção do secretário da Saúde nos debates parlamentares do Orçamento e Plano para 2009

Texto integral da intervenção do secretário regional da Saúde, Miguel Correia, nos debates parlamentares das Orientações de Médio Prazo e de Orçamento e Plano para 2009:

“O Sector da Saúde, talvez mais do que os restantes sectores sociais, está sujeito a pressões de ordem tecnológica e de ordem social. Fazemos parte de uma sociedade cada vez mais informada, culturalmente mais evoluída e socialmente mais exigente. (...)
Assim, a aposta na qualidade está bem patente, quer na acção de Actualização de Profissionais de Saúde, que apresenta um acréscimo de 44% em relação a 2008, isto é, 1.110 mil euros, quer na acção de Promoção de Qualidade dos Serviços e de Captação e Qualificação dos Profissionais de Saúde.
No mesmo contexto, a Implementação do Plano Regional de Saúde 2009-2012 terá um impacto indelével na organização dos cuidados de saúde e seremos capazes de responder melhor:

- à prevenção e controlo da diabetes
- à luta contra a obesidade
- e à prevenção e controlo das doenças oncológicas, das doenças respiratórias e das doenças cérebro-cardiovasculares, entre outras.

Para dar essa resposta, esta acção regista um acréscimo de 11% face a 2008, ascendendo a 500 mil euros.

No âmbito da Prevenção e Tratamento das Dependências – uma área a que agora o governo regional dá particular atenção (dedicando, de resto uma Direcção Regional especificamente a esse temática) --, o plano regista um aumento de 69%.(...)
Incluem-se, de igual modo, as acções de prevenção em ambiente escolar, promovendo a articulação numa rede de resposta que se pretende cada vez mais integrada. (...)
Outra matéria a que damos, agora no sector da saúde, particular atenção tem a ver com a promoção de Natalidade. Entre várias acções, avançaremos para incentivos que combatam a infertilidade e garantam o acesso dos casais às últimas técnicas de Reprodução Medicamente Assistida.(...)
Do mesmo modo, na rede de cuidados primários implementaremos um programa específico de disponibilização de consultas a utentes sem médico de família.
É também nossa intenção implementar a “Linha Saúde 24” nos Açores. Uma medida cabimentada na acção 15.4.2 relativa ao Plano Regional de Saúde, e que visa o aperfeiçoamento das políticas de promoção da saúde e de prevenção da doença.(...)

GaCS/AP/SReS

Sem comentários: